Alta do IGP-M faz aluguel subir 7,8% no início de 2013

Inquilinos com reajuste anual ou contrato a vencer em janeiro podem tentar negociar com locador correção menor que o índice.

Em meio aos gastos extras de início de ano, o valor do aluguel ficará mais salgado para quem tem reajuste anual ou contrato a vencer em janeiro. O Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), que serve de referência para correção da maioria dos contratos de locação no País, fechou 2012 com alta de 7,8% e pode pesar no bolso de quem já estava com o orçamento apertado, na hora de pagar o aluguel.

Se o valor ficar acima do que o inquilino consegue pagar, ele pode tentar negociar com o dono do imóvel um aumento que seja menor que o índice. Mas isso vai depender da boa vontade do locador. "Se o reajuste pelo IGP-M está previsto no contrato, ele tem todo o direito de aplicar a taxa", observa Renata Reis, supervisora da área de locação do Procon de São Paulo.

A situação é mais complicada para quem tem contrato de locação vencendo agora, pois o dono do imóvel passa a ter o direito de pedir um novo valor para o aluguel. Normalmente, a duração dos contratos é de 30 meses, com reajuste anual, previsto na Lei do Inquilinato, sempre no mês de aniversário da assinatura do documento.

"O que geralmente acontece na renovação..........................


Fonte: Estadão
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,alta-do-igp-m-faz--aluguel-subir-78-no-inicio-de-2013-,981299,0.htm

Para ler a matéria na integra acesse:
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,alta-do-igp-m-faz--aluguel-subir-78-no-inicio-de-2013-,981299,0.htm