Alugar escritório pronto? Calma, antes faça as contas

Jornal Diário do Comércio

 

Ponha tudo no papel, faça e refaça seus cálculos. Pode ser um mal negócio. Consultores acham que é arriscado e quem esta começando na aluga: se a atividade é de longo prazo, invista no básico.

Dependendo do que se procura, nem é preciso quebrar a cabeça com cálculos para concluir que é vantagem alugar. Uma lona de circo ou de contêiner para serem usados eventualmente, por exemplo, devem ser alugados. Mas, e um escritório: quem esta começando um negócio deve comprar ou alugar mobiliário e equipamentos? “Nesse caso, é preciso fazer e refazer contas”, orienta Ari Antonio Rosolen, consultor administrativo financeiro do sebrae (serviço brasileiro de apoio às micro empresas) de São Paulo.

Antes de mais nada, diz o consultor, deve-se traçar um plano de negócio e responder a três questões básicas:

1-     Qual a capital para começar a atividade?

2-     O dinheiro a ser empregada na infra estrutura do escritório fará falta?

3-     Em quanto tempo a capital investido nos utensílios-móveis, telefone, computador, fax, entre outros será amortizado?

“Há outra pergunta que deve ser respondida: Por quanto tempo o negócio será mantido? Se for apenas alguns meses, o melhor é alugar. Se a idéia é uma atividade a longo prazo, invista na compra do básico”, afirma Rosolen. O raciocínio é o seguinte: o aluguel de uma estação de trabalho (mesa, cadeira e gaveteiro) apenas como exemplo, sai por volta de R$ 100 por mês ou 1200 por ano. “É provável que em menos de um ano o valor será amortizado. Considerando-se ainda que a vida útil desses móveis seja pelo menos cinco anos, conclui-se que não é vantagem alugar”.

            A mesma lógica vale para os equipamentos de informática, utensílios que exigem a atualização e eventual manutenção. “Nesse caso deve-se colocar tudo no papel: o preço do equipamento, os custos extras e a depreciação e fazer o cálculo para descobrir em quanto tempo o investimento será coberto”. Nesse calculo, lembra o especialista, deve-se levar em consideração que despesas com aluguel são dedutíveis no imposto de renda: as despesas reduzem a margem do lucro da empresa e, em conseqüência, o eventual valor  do imposto cai.

            O empresário John Paz, dono da John Richard, uma grande locadora de móveis para escritório e residenciais em São Paulo, afirma que quem esta começando o negócio não aluga: “A regra é que o iniciante equipe o escritório com móveis de segunda mão ou de baixa qualidade para poupar investimento”. Rososlen concorda. E lembra que a grande maioria começa na informalidade. Só depois estabelece o negócio. Quando estabelece.