AlugaQUI

Alugar ou comprar materiais de festa

 Materiais para festas

Ao organizar uma festa queremos que tudo saia perfeito e da forma que estamos sonhando, e alguns detalhes fazem toda a diferença transformando sua festa um sucesso ou um desastre completo, para que isso não aconteça vamos elaborar um guia que vai te ajudar a não esquecer nenhum item importante e sua festa seja um sucesso total.

Um desses detalhes são os insumos usados para festa, que devem ter qualidade, oferecer conforto e beleza para festa seguindo a temática da festa  para que tudo fique em harmonia.

Esses insumos são os materiais que podem ser comprados ou alugados, tanto os materiais de utilidade como cadeiras, por exemplo, ou materiais de embelezamento como os de decoração.

Muito embora a maioria das pessoas se foque apenas na comida e a bebida que serão servidos na festa, existem muitos outros fatores tem que ser levados em conta no planejamento de qualquer tipo de festa seja ela de grande médio ou pequeno porte.

Imagine como seria horrível chegar a uma festa e não ter cadeiras e mesas suficientes para todos os convidados,  por isso para uma festa ser bem feita é exigido planejamento antecipado,  e uma empresa de confiança que faça locação dos materiais adequados e  que posso orientar quanto à quantidade de itens locados.

Comprar ou alugar?

Bem, se você não tem, ou não pretende ter uma firma de buffet que trabalha especificamente com festas,  alugar os materiais para festa é longe mais vantajoso.

Preço: o preço da compra de um item seja ele de decoração ou de utilidade é indiscutivelmente muito mais alto que o preço do aluguel desses mesmos itens.

Armazenamento: Essa é outra grande questão a ser posta, onde armazenar os itens comprados para uma festa e que dificilmente serão reutilizados. Ainda que você utilize alguns deles em outras festas, você ficará preso ao tema ou as cores, ou ainda ao tipo de festa, pois os materiais serão sempre os mesmos, o que fica inclusive bem cansativo por ter sempre temas repetitivos.

Com a locação não existe essa preocupação, ao terminar a festa uma equipe recolhe todo o material locado e você não se preocupa mais com isso, em uma próxima ocasião você poderá locar novamente tudo diferente dando novos ares uma nova festa.

Quantidade: Quando você compra um item para festa principalmente sendo os itens utilidade, se houver um imprevisto e aumentar o número de convidados existem duas situações possíveis: ou vira uma correria e você consegue gastar um pouco mais e conseguir alguns materiais idênticos ao que você comprou, ou você não consegue encontrar materiais iguais aos anteriormente comprados transformando sua festa em uma colcha de retalhos.

No aluguel não existe esse problema, as empresas de locação geralmente dispõe de grandes quantidades do mesmo item, e caso haja algum imprevisto, você pode fazer um adendo no contrato pedindo o fornecimento de mais algumas peças de um item específico ou de todos.

Dessa forma fica claro que alugar é muito mais vantajoso do que comprar qualquer tipo de material, mesmo de decoração, assim sendo vamos dar outras dicas de como transformar a sua festa  em um evento memorável para todos os seus convidados.

Como alugar material para festa?

O processo de locação de materiais para festas é muito simples, porém antes de procurar uma empresa de locação tenha em mente o tema ou as cores que você deseja usar para sua festa, a quantidade estimada de convidados e a quantia que você deseja gastar com essa festa.

Tendo isso em mente fica mais fácil o planejamento e a locação dos insumos.

O segundo passo após é se informar sobre a agência de locação de materiais e se certificar que seja confiável e  fazer uma visita a esta empresa.

De acordo com as suas preferências, o atendente irá fazer uma demonstração dos seus produtos para que você tenha conhecimento de cada um deles, falará sobre o custo de cada um, sobre a qualidade, a disponibilidade ou qualquer outra informação que se faça necessário acerca dos materiais que serão usados em sua festa.

Esse mesmo atendente deve ter a capacidade para lhe aconselhar a respeito do excesso ou falta de material pretendido para ocasião evitando gastos desnecessários ou constrangimento pela falta de materiais.

O ideal é que você faça uma pequena pesquisa de preços, levando em conta a mesma qualidade eu mesmo material pretendido antes de fechar o negócio.

Ao se decidir por uma ou outra firma de locação converse com algumas pessoas que já tenham feito o uso dela desta forma você se sentirá mais seguro quanto à locação dos materiais.

O próximo passo é fazer um contrato de locação dos materiais no qual ficará especificada a data, o local e hora da entrega dos materiais, a data local e hora da retirada dos materiais, o preço combinado, a especificação de cada um dos materiais, e algumas outras informações que se façam necessárias sobre a locação dos materiais.

 Esse contrato garante tanto para a empresa contratada, quanto para o contratante uma segurança de que o acordo será cumprido pelas duas partes exatamente conforme combinado.

Na data da entrega, na hora e no local especificado, a empresa fará a entrega de todos os materiais locados, esses materiais estarão limpos, em ótimas condições de uso e serão exatamente os materiais que você locou.

No dia seguinte a festa a mesma empresa enviará uma equipe para retirada de todo o material. Caso haja alguma necessidade pode ser acordado entre as partes que haja outra data para retirada do material, tudo vai depender do desejo ou da necessidade do contratante.

O aconselhável é que tenha uma pessoa responsável pela festa tanto da entrega quanto na retirada do material para fazer a conferência, isso garantirá que está sendo entregue exatamente material contratado ou no
caso da retirada que estará sendo retirado exatamente o material foi entregue, evitando preocupações desnecessárias.

Nunca alugue um material pela internet ou por telefone, sem antes verificar a qualidade e a procedência dos mesmos, bem como a confiabilidade da empresa contratada.

Qual o valor do aluguel de material de festa?

O valor do aluguel de material para festa é um valor bem variado dependendo da qualidade e do tipo do material escolhido.

Algumas festas exigem um material mais requintado, para uma festa de 15 anos ou de casamento, por exemplo, os materiais são mais finos, portanto mais caros.

Para um churrasco com os amigos não há necessidade desse tipo de material, ao contrário pode e deve ser alguma coisa mais rústica.  Isso não quer dizer os materiais sejam frágeis e de má qualidade e sim de outra linha.

Geralmente todas as empresas de locação de material para festas  tem em seu rol de materiais três tipos de materiais: um com qualidade muito alta que terá um custo mais elevado, um mediano, com custo também médio, e um com a qualidade inferior, com custo mais baixo.

A escolha dependerá quem está realizando a festa e não da empresa locadora, geralmente é escolhido o material na faixa intermediária por ter boa qualidade e preço mais acessível.

Outro fator em relação ao preço de locação de material para festa é a região do país em que se encontra, pois os preços são variáveis de acordo com cada estado ou região do País.

Por exemplo, no Estado de São Paulo o preço da locação (e também para compra) é diferente do cobrado no interior ,  isso também varia de estado para estado os preços cobrados no Rio de Janeiro são diferentes dos preços cobrados no Paraná ou em São Paulo.

Isso tudo se deve a demanda, e a facilidade de acesso a esses materiais.

É recomendado que antes da locação seja feita uma pesquisa de preços, lembrando que nem sempre o mais caro é o melhor,  que nem sempre o mais barato é o mais confiável.

Decoração de festa, o que você pode alugar?

Em se tratando de decoração você pode alugar tudo o que não é perecível, os bolos cenográficos vasos, tecidos, toalhas, cortinas, mesas decorativas etc.,  ou seja exatamente tudo o que pode ser  usado para dar mais beleza e elegância a sua festa.

A maioria dos salões profissionais já vem com algumas partes da decoração como castiçais, aparadores, namoradeiras e etc.  Porém nem sempre a decoração que está no salão é a pretendida pelo idealizador da festa,  nestes casos o ideal é realmente locar toda a decoração  de acordo com a temática da festa.

Em salões particulares essas decorações são inexistentes, ficando a cargo completo do idealizador da festa.

A maioria das empresas que locam além do material de utilidade também a decoração, costuma ter um decorador para consultoria, este pode ser contratado para fazer toda a decoração ou apenas uma consultoria rápida do que locar.

Antes de fazer a locação para material de decoração é necessário que se tenha a medida do local em que será realizada a festa,  isso que haja desperdício de material e consequentemente de dinheiro,  ou que venha a faltar material de decoração comprometendo a beleza da festa.

Em se fazendo a contratação do decorador, ele irá até o local da festa e fará todo o trabalho de medição e planejamento da decoração.

É imprescindível que antes da locação da decoração o idealizador já saiba o tema ou as cores que deseja usar para compor a decoração.

Faremos uma pequena relação de alguns materiais podem ser locados para decoração  ou para utilidades e suas especificidades.

Lembramos que todo esse material você pode encontrar aqui para aluguel.

Lista de matérias para locação

Aparelho de jantar:

O aparelho de jantar engloba pratos, rasos e fundos, para sobremesa e talheres.  Qualquer festa é imprescindível que você tem um aparelho de jantar, apesar de muitas pessoas optarem pelos descartáveis, os convidados sentem muito mais à vontade e seguros e fazer uma refeição com pratos e talheres que de sustentação,  principalmente em festas que tenham convidados crianças e idosos.

Aparadores:

Os aparadores servem tanto para decoração quanto para utilidade, além do efeito decorativo por si só, ele pode servir como mesa do bolo, ou com vaso com arranjos florais,  como utilidade ele serve como serviço de café ostentando garrafas  de café ou chá e bolachinhas na siada para os convidados se servirem.

Ar condicionado:

Embora a maioria dos salões já venham com o ar condicionado,  alguns deixam de oferecer esse serviço, ou no caso de salões particulares eles costumam ser inexistentes, porém principalmente em dias de calor para evitar o constrangimento de que algum convidado passe mal ou somente para criar um clima mais agradável sugerimos a locação de ar condicionado para a festa.

Banquetas:

Em festas que vão ser montados barzinhos os convidados gostam de acomodar-se em banquetas, e essas devem ficar à disposição deles,  além de ser um objeto muito útil esses são objetos decorativos de muito bom gosto.

 Bistrôs:

O bistrô dá um ar elegante para festa fazendo charme para qualquer ambiente, apesar de não ser muito usual ele é um adereço útil e bonito.

Bolo:

O bolo é o ponto alto da festa, atualmente o bolo vem sendo usado também como parte de decoração, o bolo cenográfico ou bolo fake vem de vários tamanhos, formas e cores fazendo um composê perfeito com o resto da decoração, e também preserva a qualidade do bolo principal, que se não fica exposto correndo risco degradação pela ação do tempo, de acidentes ou um desagradável contato com objetos estranhos.

Cadeiras:

Essas fazem parte dos objetos úteis e deve haver muito cuidado em sua locação, é muito importante pensar em lugar para todos os convidados para que nenhum fique de pé.  Hoje existem cadeiras vários modelos cores e nível de conforto, desde as estofadas para festas mais demoradas que dão conforto aos convidados, até cadeiras de plástico para um churrasco informal uma pequena reunião de amigos.

Cristais:

Vasos de cristais com arranjos florais enriquecem e valorizam qualquer festa, eles podem ser grandes ou pequenos, também podem  ser dispostos individualmente em  cada mesa  ou espalhados pelo  salão.

Copos:

O aluguel dos copos também deve ser feito pelo número de convidados tomando sempre cuidado para que não falte.  O indicado é a locação de dois copos por convidado.  Os copos assim como os talheres e os pratos podem ter uma variedade de modelos  estão escolhidos de acordo com gosto do idealizador da festa.

Estofados:

Os estofados apesar de fazerem parte da decoração são muito úteis principalmente em festas em que tenha idosos como convidados ou em festas com pista de dança,  nessas ocasiões essas peças são disputadas entre os convidados, o que não significa que deva ser locado uma quantidade muito grande, o ideal é apenas para enriquecer a decoração.

Freezer:

A locação de freezer geralmente é feita quando as festas são na residência, ou em chácaras ou mesmo em salões particulares que não possuem freezer para gelar ou conservar gelada toda a bebida.

Frigobar:

A locação do frigobar é feita em festas em que são montados barzinhos que servem coquetéis aos convidados, são bastante úteis nessas ocasiões principalmente porque não ocupam muito espaço e podem ficar atrás do balcão.

Geladeira:

Assim como o freezer a locação da geladeira é indicada quando a festa é na própria residência chácaras ou salões particulares, e tem o objetivo de conservar não apenas as bebidas mas como todo tipo de comida inclusive o bolo.

Luminárias:

As luminárias fazem parte dos itens da decoração, muito embora quando a festa é feita em salão profissional a maioria já vem equipado com luminárias, elas podem ser trocadas para estarem de acordo com a decoração escolhida pelo idealizador da festa.

Mesas:

As mesas e cadeiras são os artigos mais procurados para aluguel, elas podem vir em vários formatos e tamanhos,  bem como em diversos materiais, e assim como as cadeiras é muito importante se ater ao número de convidados para que não falte lugares,  o ideal é alugar sempre um pouquinho a mais do que o número de convidados.

Mesas decorativas:

As mesas decorativas  fazem parte dos artigos de decoração, porém elas são de grande utilidade para por exemplo compor a mesa do bolo  juntamente com decorações que valorizam a festa.

Músicos:

Músicos e DJs são contratados para animar a festa,  o idealizador da festa pode escolher as músicas que quer que toque sua festa de acordo com  seu gosto musical,  esses profissionais têm que ser muito bem treinados para que saia tudo conforme planejado  e a música agrade a todos.

Ombrelone:

Este item geralmente é alugado  para festa no jardim ou festa na piscina,  destinado a proteger os convidados do sol e criar um ambiente agradável para festa.

Ornamentos:

Estes são itens imprescindíveis na decoração eles que definem um tema e dão sentido a festa,  eles são escolhidos de acordo com a temática e o gosto do idealizador da festa,  existem inúmeros tipos de ornamentos que devem ser escolhidos pessoalmente para locação.

Palcos:

Os palcos são montados  pela empresa locadora de materiais diretamente no local de sua festa ou evento, ele é bastante útil quando se quer ter um lugar de destaque ou haverá alguma apresentação durante o evento.

Pratos:

Os pratos são apresentados também de várias formas e tamanhos e de diversos modelos para que possa, além parte útil que lhe cabe,  emprestar beleza  a mesa de refeição.

Poltronas:

A poltrona dá um ar de elegância a festa, são principalmente o alvo predileto para as fotos,  além de trazer conforto para alguns convidados, elas não precisam ser  alugadas em grandes quantidades,  apenas o suficiente para compor a decoração.

Recheaud:

Imprescindíveis para qualquer tipo de festa servem para manter os alimentos quentes durante todo o tempo que durar a festa, existe vários modelos de recheaud, esses devem ser escolhidos de acordo com o gosto do idealizador e o tamanho da festa, a quantidade a ser locada deve seguir a quantidade de pratos quentes que serão servidos na festa.

Samovar:

O samovar geralmente é locado quando a festa proporcionara um café da manhã, um café antes da saída para os convidados, ele é elegante e dá um ar de requinte e beleza qualquer festa.

Sousplat:

Ele serve de base para os pratos e protege a toalha da mesa, sua função principal é mais social de modo que não deixa a mesa desguarnecida  durante a troca de pratos, também existem vários modelos, materiais e cores de sousplat que combinam com qualquer decoração.

Taças:

Elas são locadas para eventos sociais ou festas elegantes onde serão servidas bebidas que requerem o uso das taças, como champanhe, espumantes e vinhos por exemplo.  Elas podem ser locadas em pequena quantidade apenas para um brinde do aniversariante ou dos noivos, ou para cada convidado dependendo o tipo de festa que será realizada.

Talheres:

Outro item que merece muita atenção na hora da locação para que não falte para nenhum convidado, são locados na mesma quantidade dos pratos, e assim como este, há também a possibilidade de escolher modelos, porém sua variedade não é tão grande. Além de talheres para a refeição, não se pode esquecer-se de talheres também para a sobremesa.

Tendas:

A locação de tendas geralmente é feita para eventos ao ar livre e acomodam os convidados e protegem do sol, vento ou qualquer outro evento climático.  Existem tendas de vários tamanhos e formatos e a locação se dará conforme a necessidade ou tamanho da festa ou evento.

Toalhas:

As toalhas são locadas de acordo com o tamanho e o formato da mesa, podem ser lisas ou estampadas, ou uma composição entre as duas. Existem diversas cores a serem escolhidas de acordo com a decoração.

Refrigeradores:

O refrigerador é um termo formal para geladeira, pode ser locado principalmente para festas em casa em chácaras ou salões particulares, casos em que se existem no local não esse item, não acomode a quantidade necessária para conservação dos alimentos.
Esperamos ter ajudado no planejamento de sua festa para que esta seja um sucesso entre todos os convidados.
Encontre todos os materiais para locação aqui.