A velocidade do avanço de novas tecnologias impacta diretamente nos modelos de negócios. Em vista disso, companhias e prestadoras de serviço correm contra o tempo, repensando ações estratégicas e criando novas tendências. Agora, a locadora multinacional Blockbuster estaria pensando em utilizar portáteis e downloads em alta velocidade para facilitar a vida de seus clientes.
Segundo o site Gizmodo, ao contrário de rumores anteriores que davam conta de que a Blockbuster entraria no modelo de transmissão multimídia, parece que a idéia da rede é um tanto diferente: o uso de estações dentro das lojas para o download rápido de filmes.
O teste piloto foi anunciado por James Keyes, CEO do grupo, e a companhia ainda está em negociação com os estúdios sobre os filmes que farão parte dos testes, o que significa que um catálogo limitado estará disponível no período de teste, conforme noticiou o Hollywood Reporter.
Embora seja estranho fazer com que o cliente tenha que ir até uma de suas lojas para fazer um download, a idéia é que um plano mensal seja cobrado, por US$ 10, que ofereceria um tocador portátil e a chance de baixar, em apenas dois minutos, o filme para o aparelho, que poderá ser levado em viagens ou passeios. O aluguel de cada filme custaria, aproximadamente, um adicional de US$ 4, pagos com cartão de crédito.
O tempo de download deve ser trabalhado para cair para 30 segundos com o passar do tempo, e no futuro a idéia é que a máquina seja como um caixa eletrônico, disposto também fora de lojas e, inclusive, podendo alugar jogos eletrônicos.
O teste começará em junho em Dallas, Estados Unidos, e os aparelhos compatíveis fornecidos aos clientes serão fabricados pela Archos, com possibilidade futura de compatibilidade com outros dispositivos de outras fabricantes.