Os marteletes, também conhecidos como britadeiras ou demolidores, são ferramentas que permitem a demolição de áreas de concreto de maneira mais eficiente em relação ao seu concorrente mais tradicional, a talhadeira. Além de fazer o serviço mais rápido, com o uso do martelete são menores as chances danos por esforço repetitivo no profissional que utilizá-lo.
Esse equipamento é bastante versátil e, assim, serve tanto para romper ou furar colunas, como vigas e pisos de concreto. O martelete também é usado para abrir canaletas, para a passagem de tubulação, por exemplo, bem como para perfurar o asfalto.
Por conta disso, está presente em muitas construções e reformas, independente do seu porte, sendo necessário saber como escolher martelete para a sua obra. Existem diferentes modelos, com acionamento, velocidades e pesos diferentes. Quanto à forma de funcionar, existem dois tipos de martelete, o elétrico e o pneumático.
O primeiro é movido por um motor elétrico, enquanto o segundo é acionado por um sistema de ar comprimido. Uma dica para escolher o mais adequado para a sua obra é conforme o tipo de superfície que deseja demolir. Se for uma parede, o mais adequado é usar o martelete elétrico, já se for para demolir blocos de concreto o pneumático é a melhor escolha.
Dicas para escolher o martelete adequado para a sua obra
A questão da praticidade também deve ser levada em consideração na hora de escolher martelete para a sua obra. Os modelos pneumáticos são mais leves e contam com uma maior vida útil, por outro lado, precisam de um compressor de ar que gere a energia necessária. Eles podem ser pequenos (assemelhando-se ao tamanho dos elétricos) ou grandes, como os usados para romper asfalto.
Os marteletes elétricos, por sua vez, possuem preços mais acessíveis e modelos mais variados, bem como assistência e manutenção de peças mais fáceis de conseguir. Também é importante levar em conta a velocidade de impacto por minuto que cada modelo alcança. Essa caraterística vai tornar o martelete mais ou menos produtivo.
Para tanto, é preciso saber o tamanho e o material daquilo que se deseja romper com a ferramenta e relacionar com a quantidade de impactos por minuto que a mesma é capaz de realizar, além de somar o seu peso. Assim, quanto maior o martelete mais peso ele tem e mais indicado a obras que exijam maior força do equipamento.
É possível encontrar marteletes de até 04 (quatro) quilos que funcionam bem para perfurar concretos e pedras. Já os modelos de cinco quilos são mais indicados para a remoção de rebocos e revestimento de paredes. Enquanto isso, os de até 13 (Treze) quilos servem para demolir alvenaria, vigas pequenas e pilares de concreto.
Mais recentemente foram lançados no mercado os modelos à bateria elétricos, geralmente, adequados para trabalhos leves, com a vantagem de funcionar mesmo em lugares sem energia elétrica. Por fim, é preciso escolher o cinzel do martelete adequado. O do tipo talhadeira serve para cavar dutos, enquanto o modelo ponteiro funciona melhor em alvenaria e concreto.
A forma mais indicada de contar com o martelete ideal para a sua obra é optar pelo seu aluguel. No AlugaQUI é possível encontrar o modelo adequado para as necessidades da sua construção ou reforma.
por Paula Cassandra Alves em 20/02/2017
Conheça todos os equipamentos disponíveis para locação aqui