A falta de veículos para aluguel em várias partes da Europa está obrigando turistas a pagar mais pelo serviço ou correr o risco de ficar sem carro durante as férias de verão.
As principais locadoras não repuseram sua frota neste ano, esperando menos turistas por causa da atual crise econômica mundial.
Uma onda de reservas de última hora está tornando a situação ainda pior.
Segundo fontes do setor, a Espanha é o país mais atingido - com os aluguéis custando o dobro do normal. Mas o problema também está sendo sentido na França e na Itália.
Última hora
"Todo ano há uma relativa falta de carros no verão, mas o problema parece ser mais grave este ano porque as montadoras cortaram sua produção diante da economia incerta", disse Michel Taride, presidente da locadora Hertz na Europa.
"Houve um aumento nas viagens domésticas e no número de turistas vindo dos Estados Unidos, e muitas reservas estão sendo feitas na última hora", completou.
Segundo John Lewis, diretor de locação de veículos da Lease Europe, as empresas têm enfrentado dificuldades em conseguir financiamento para expandir sua frota.
Além disso, de acordo com Lewis, as diferentes leis aplicadas nos países europeus impedem as companhias de mandar carros de um país a outro para suprir a demanda.
'Charrete'
Uma das vítimas da falta de carros foi o britânico Tim Pringle. Quando chegou a Valência, na Espanha, com sua família, em julho, ficou sabendo que sua reserva para uma minivan de sete lugares havia sido cancelada.
A casa que ele havia alugado para passar as férias ficava a
"Acho que naquela hora teria aceitado até um burro com uma charrete", disse ele à BBC.
Outros internautas enviaram à BBC mensagens contando como tiveram suas férias atrapalhadas por cancelamentos, aumento dos preços e longa espera por carros disponíveis.