Locação de imóveis em ritmo recorde na RMF avança 30%

Desempenho poderia ser ainda melhor, caso existissem mais prédios para alugar na Região Metropolitana

O mercado de locação de imóveis na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) registra um 2011 repleto de bons resultados. No acumulado do ano, entre janeiro e o mês passado, o volume de negócios cresceu 30%. A estimativa é de que o setor continue neste ritmo até dezembro. Um desempenho inédito nos últimos oito anos. Os dados são da Associação das Administradoras de Imóveis do Ceará (Aadic), que toma como base o aumento na quantidade de imóveis locados e a diminuição do estoque de desocupados.

Só para se ter uma ideia do que representa esse aquecimento no fluxo de aluguéis, o tempo médio para ocupação de um imóvel recuou pela metade na maior cidade do Estado. "O tempo médio de prateleira que era de 35 a 40 dias caiu para 20 a 30 dias. No caso de apartamentos de menor porte, de um ou dois quartos, com 80 a 110 metros quadrados, a ocupação tem sido até mais rápida, com tempo médio de espera de uma semana apenas", analisa o presidente da Aadic, Heron Ibiapina.

Quadro favorável

Ele aponta que a consolidação econômica, com geração de renda e emprego e a nova lei do inquilinato tem contribuído para formar esse cenário positivo. Segundo o representante da associação, a partir do momento em que a economia cresce, mais pessoas passam a ter mais condições de pagar aluguel e, paralelamente, mais empreendedores surgem para investir no setor. Além disso, na opinião dele, a categoria pontos comerciais passa a ter uma melhor desenvoltura por conta da ampliação de investidores, que estão abrindo ou expandindo seus negócios.

Faltam imóveis

Ele ressalta que o desempenho poderia ser ainda melhor, caso existissem mais casas, apartamentos e pontos comerciais disponíveis para alugar. "O mercado está bom, mas não está melhor por conta disso. Com certeza, esses números seriam mais expressivos se houvesse mais imóveis", afirma, explicando que a demanda por aluguel está muito acima da oferta na Região Metropolitana.

De acordo com Heron, tal fenômeno (a lei da oferta e da procura) é o principal responsável pelo comportamento de alta dos preços dos aluguéis de imóveis observado desde o início de 2011. Contudo, diz ele, os valores.................

Fonte: Diário do Nordeste
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1037455

Para ler a matéria na íntegra acesse:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1037455

Confira abaixo imobiliárias em Fortaleza:
http://www.aluga.com.br/pesquisar.asp?Tipo=2&achar=&categoria=2&subcategoria=28&bairro=&cidade=fortaleza
&estado=CE&tipoimovel=&dormitorios=&suites=&vagasgaragem=&btn_
Submit=+Enviar
+