Na hora de alugar, título de capitalização vira alternativa a fiador

AE investimentos

Título é mais prático do que ter de encontrar alguém que se responsabilize pela dívida dos outros

Quem pensa em alugar um imóvel tem logo que se preocupar na garantia que dará ao proprietário. As formas mais comuns são conseguir um fiador ou fazer um seguro-fiança. Parece simples, mas as duas alternativas podem transformar a comemoração da casa nova num drama. Uma outra modalidade de garantia, porém, promete agradar quem não quer depender de favor de parente ou está inadimplente. É o título de capitalização, mais conhecido como uma forma de poupança programada com sorteios.

A garantia funciona da seguinte forma: no momento da locação, o inquilino escolhe a opção de adquirir um título de capitalização, cujo valor a ser depositado será definido pelo locador e pela imobiliária, e assina um termo de autorização em que o dinheiro será revertido ao proprietário no caso de falta de pagamento do aluguel. Há ainda a possibilidade de usar os recursos no reparo de danos ao imóvel causados pelo inquilino. Durante a vigência do título, o inquilino concorre a sorteios, assim como em qualquer outro produto de capitalização.

Ao final do contrato de aluguel, se o dinheiro não precisar ser repassado ao proprietário, o inquilino pode resgatar o recurso integralmente com correção monetária ou manter o título e continuar concorrendo nos sorteios. Outra opção é usar o mesmo título para alugar outro imóvel.