Novos campi têm centro comercial

Jornal Folha de São Paulo

 

Instituições de ensino investem na terceirização de serviços com o objetivo de cortar custos.

 

São sete horas da noite e não há mais manicures nem cabeleireiros disponíveis. A agenda esta lotada, e quem quiser se embelezar terá de marcar horário para o dia seguinte.

O cenário seria comum para os salões de beleza de São Paulo não fosse o fato de esse, especificamente, estar localizado dentro de uma universidade.

Há seis meses funciona na Uniban Maria Cândida, na Vila Guilherme (zona norte de São Paulo), o Coliseu, que atende de dez a quinze pessoas por dia. "Às vezes, uma aluna esta aqui 'cabulando' aula e passa o professor", conta a cabeleireira Valéria Soares, 22. " É engraçado".

Com a locação por R$ 50 o metro quadrado, mais o condomínio de R$ 30, ela diz acreditar que o negócio seja rentável. "Nosso público é fixo, e os preços são 10% amenos que os de fora de faculdade".

Segundo Beatriz Leonardi, superintendente do Centerban ( Centro de Convivência da Uniban), empreendimentos como esse devem ser cada vez mais comuns na universidade.

" A idéia é que o aluno passe cada vez mais tempo dentro da faculdade, por questão de segurança e comodidade. Serviços como o do salão de beleza e o da praça de alimentação são muito bem-vindo", diz.

Somente na capital paulistana há, hoje, 153 instituições privadas de ensino superior, segundo dados do Inep (instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) -19% a mais do que 2004.

Diferenciá-las pela qualidade de ensino e das instalações é o dever de seus administradores, aponta Antonio Morande, diretor da consultoria FB Sacility.

 

Tendência do setor

 

Para Mrande, a terceirização de serviços como limpeza, vigilância e informática é uma tendência para as instituições que querem otimizar despezas.

" A maioria dos estabelecimentos privados de ensino terceiriza algum tipo de serviço", diz o presidente da Meira Fernandes Consultoria Educacional , Celso Carlos Fernandes.

A tecnologia é do outro ramo que pode render bons frutos aos empresários. A Smart School, por exemplo, tem cinco universidades entre os clientes de seu software de gestão financeira e administrativa.

Já a editora Pearson aposta na leitura de livros pela internet: a empresa criou a biblioteca virtual, que permite que alunos de universidades conveniadas adquiram livros por menos de 10% do valor da capa.

 

 

 

                                                                            Maria Carolina Nomura