Pose para quem pode

Jornal Folha de São Paulo

 

É fácil bancar o endinheirado: basta ter dinheiro para alugar um carro de luxo, uma jóia, uma obra de arte.

 

Alugar jóias é comum principalmente entre atrizes globais e modelos internacionais. A designer de jóias Rosana Chinche, nesse mercado há dez anos, diz que vem crescendo o número de clientes "normais", no último ano. "Tem gente que aluga uma jóia só para um jantar. Não são necessariamente pessoas que não podem comprar; querem variar a jóia a cada roupa que usam. Antes, só se usavam jóias de família, clássicas. Hoje ninguém mais quer isso, e sim o último lançamento."

Indo um pouco mais longe quem tem dinheiro consegue alugar mansões de celebridade em ilhas privativas, com serviço personalizado de concierge. Lá fora, o serviço é prestado por empresas que têm sites na internet, como a villas of the Word, Unusual Villa Rentals, Island Outposts, Cazenove & Lovd e Private World Villas.

No Brasil, há Matueté, a Top Villas e a Brazilian Bech House,

Um dos poderosos que entrou no esquema e colocou uma de suas casas para alugar no Brasil foi o arquiteto Sig Bergamin, intermediado pela Brazilian Beach House. Os hóspedes são estrangeiros na maioria, muitas vezes pop stars que querem evitar os paparazzi nas portas de hotéis. Entre os que já vieram ao Brasil nesse esquema estão Annie Lennox, vocalista do Eurythmics, John Illsley, baixista do Dire Straits, e todos os membros do U2 um aluguel desses varia US$ 10 mil, a US$ 500 mil por dez dias.

As casas em questão valem em média um milhão de euros.

 

Atitude "Sustentável"

"Acho inteligente e até um comportamento sustentável alugar ao invés de comprar algo que você não vai usar com tanta freqüência. Demonstra um bom gosto de quem aspira chegar lá e já tem um comportamento compatível com quem realmente chegou no topo", opina o professor Silvio Passareli, diretor do programa de Gestão do Luxo, da FAAP, em São Paulo.

Já Paula Mansur, uma das diretoras de luxury marketing Council, organização internacional que reúne mais de 800 empresas do setor, não gostou muito da idéia e acha que não vai deslanchar aqui: "Brasileiro não gosta de compartilhar produtos, é cultural. Além do que é cafona coisa de gente 'wanna be'. Ou você pode comprar ou não pode. Uma bolsa de grife deve ser comprada porque tem uma qualidade melhor, é bem feita por dentro, tem  um design bacana. O objetivo deveria ser a praticidade, não a ostentação".  

 

Terceirização

Locatários de fino trato podem contratar profissionais para garimpar produtos.

É o que faz o grupo Valverde Newcomers, especializado em alugar tudo e qualquer coisa para famílias e executivos estrangeiros que foram transferidos por um período para filiais brasileiras de multinacionais. "Comecei esse negócio há 30 anos, primeiro alugando apenas imóveis de alto gabarito. Mas como, percebi a dificuldades dos estrangeiros em adquirir objetos que queiram deixar pra trás na hora de ir embora, ampliei a linha de produtos", conta o dono da empresa Carlos Francisco Valverde.

Ele realiza verdadeiros milagres, parceiro de várias empresas, tem um catálogo de consulta na loja. Se a pessoa  pede algo que não existe para alugar, Valverde faz o investimento: compra, aluga para o cliente, e assim vai aumentando o seu estoque. O aluguel não é nada barato, muitas vezes equivale a prestação daquele item. Mas quem procura o serviço do grupo não está nem aí: quer saber é de comodidade.

As sócias da loja de aluguel de bolsas recém-aberta em São Paulo se autodenominam o quarteto nacional de "Sexy and City", por serem solteiras bem-sucedidas e na casa dos trinta e poucos. Aqui, uma delas, a pediatra Paula Ranzini, expõe os valores da Fell Chic

 

Folha- como surgiu a idéia?

 

Paula Ranzini- uma das nossas amigas e agora sócia e descobriu um site em Nova York que aluga bolsas de marca de marcas de luxo. Ela alugou uma Louis Vuitton, passou uma grande semana coma bolsa. A sensação foi maravilhosa, voltou contando como ela chamou atenção nos lugares e foi bem tratada. Então sugeriu que montássemos um negócio parecido aqui. Achamos uma idéia genial.

 

Folha- Qual é a vantagem de alugar ao invés de comprar?

 

Ranzini- Quando você usa bolsa falsa, sabe que não é verdade e os outros podem perceber. Pega mal. Além disso, o mercado de falsificação envolve muita coisa errada.

 

Folha- Não é perigoso andar com uma bolsa de R$ 8.000 por ai? 

 

Ranzini- As pessoas não estão preocupadas. Você vai a Oscar Freire, só tem gente circulando com essas bolsas no shopping também. Não tem problema.

 

Folha- Como calculam o aluguel?  

 

Ranzini- É cobrado por semana na 8% a 10% do valor da bolsa.

 

Folha- A crise não afeta o aluguel?

 

Ranzini- Não, pode até ajudar com a alta do dólar, as bolsas vão ficar mais caras ainda, as pessoas vão preferir alugar.