Quais os Cuidados na Hora de Utilizar um Andaime

Os andaimes são grandes aliados em uma grande variedade de obras e reformas, mas para que ofereçam todos os benefícios que possuem, é preciso que o responsável por ele saiba quais os cuidados na hora de utilizá-lo. Dessa forma, estará garantido o seu uso com eficiência e a segurança de todos os envolvidos.

O primeiro passo é entender a importância da existência de um projeto e da sua instalação ser acompanhada pelo profissional habilitado. Essa norma é orientada pela NR-18, regra que regula as Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Outra norma que rege o uso dos andaimes é a NBR 6.494, que dita as especificações necessárias para que seja garantida a Segurança nos Andaimes.

Quando essas normas são conhecidas é possível usar o andaime com segurança, inclusive, dimensioná-lo de modo adequado e montá-lo a fim de suprir todas as necessidades da obra ou reforma. Em relação a sua montagem, um ponto importante é o de apoiar e fixar o andaime sobre as sapatas e não diretamente no chão.

Mesmo os andaimes móveis precisam de uma boa sustentação, a qual deve ser feita por um conjunto de rodízios com pelo menos 0,13 m de diâmetro e receberem travas. Ele obrigatoriamente precisa suportar, no mínimo, uma vez e meia o peso médio da sua estrutura, contando ainda as sobrecargas.

A estrutura também deve contar com barras diagonais para oferecer maior resistência ao andaime, bem como ter o cuidado de nunca usar peças danificadas. Além disso, os modelos móveis não podem ser transportados com pessoas sobre eles. Vale lembrar que os operários devem distribuir de maneira uniforme a carga sobre o andaime, evitando a obstrução da passagem.

Principais cuidados para utilizar andaime com segurança

Mesmo que o andaime seja fixo é proibido colocar em seu piso escadas e outros equipamentos, a fim de chegar a pontos mais altos. Por isso da necessidade de ter um projeto para o andaime, o que vai evitar que seja usado um modelo que não supra todas as necessidades da obra ou reforma.

No entanto, para subir ou descer do andaime é preciso usar uma escada própria, a qual deve estar fixada a sua estrutura. Além disso, já que o andaime é usado justamente quando os trabalhadores precisam chegar a níveis mais altos com segurança, é fundamental que o seu piso conte com forração antiderrapante nivelado em toda a sua extensão.

Esse forro deve ainda estar bem fixado e ser resistente. Se o piso do andaime for de madeira não deve conter nenhuma rachadura, tampouco ser pintado, o que pode esconder imperfeições que causem acidentes. O guarda corpo é outra exigência nos andaimes, sendo que eles servem para evitar que os operários caiam do mesmo, porém, não devem ser feitos de corda.

Outro cuidado é o de não fazer passarelas com o intuito de unir dois andaimes. É comum que elas sejam usadas, feitas de tábua ou metal, porém, para que dois andaimes se comuniquem o mais adequado e seguro é montar outro andaime entre eles.

Para usar andaimes com segurança e de maneira eficiente, alugue esse equipamento em estabelecimentos que oferecem produtos de qualidade, seguros, com assistência técnica e que dispõem de todo o suporte necessário para uma reforma ou obra segura.


- por Paula Cassandra Alves em 16.02.2017

Faça agora  ORÇAMENTOS GRATIS e sem compromisso , CLIQUE AQUI