É bastante comum que as pessoas que contratam profissionais para fazer reformas e mesmo construções gostem de acompanhar o que está sendo feito, mesmo que não sejam da área.
Conhecer bem o projeto da sua futura casa ou prédio comercial vai ajudar até mesmo a economizar dinheiro, pois as chances de adquirir o que não precisa são menores.
No entanto, é importante nessa hora saber quais os equipamentos de construção que não podem faltar na sua obra, ainda mais se você precisa comprar ou alugar equipamentos e ferramentas para que os operários deem segmento ao trabalho.
Para tanto, confira uma lista com os principais itens da construção civil:
Betoneira: serve para misturar os materiais a fim de fazer o concreto, bem como para misturar a argamassa com cimento usada na obra.
Vibrador de concreto: serve para ajudar no assentamento de lajes e na colocação de colunas e vigas ao retirar o ar do concreto, evitando assim a formação de bolhas que prejudicam o resultado final. Funciona com motor vibrador, que dá o movimento, e o mangote vibrador, responsável pelo contato direto com o concreto.
Furadeira: existe a furadeira de impacto e a com bateria. A primeira serve para fazer furos em vigas, pilares, paredes e lajes, enquanto a segunda é usada em superfícies menos duras, que exigem menos força, porém, maior precisão, sendo o caso do sistema drywall.
Serra mármore: tem a função de serrar não só mármore, como também pedras, blocos de concreto, granitos e mesmo paredes. No entanto, é preciso usar um disco adequado conforme o material que deve ser cortado.
Serra circular : realiza cortes retos e existem quatro tipos, a manual, que é portátil; a de bancada, que permanece fixa em uma mesa; a esquadrejadeira, que além de ficar fixa possui variação no ângulo do corte; e a esquadria, para cortes transversais e longitudinais.
Serra de concreto: utilizada no corte de pisos de concreto e para cortar pavimentos intertravados a fim de conferir um bom acabamento em todos os detalhes.
Lixadeira: tem a função de lixar ou mesmo fazer desbastes em superfícies de concreto e aço.
Serra policorte: essa ferramenta é usada no corte dos vergalhos de aço que servem para fazer a armação de pilares, lajes, vigas e blocos.
Martelete rompedor: serve para retirar o excesso de concreto, como quando é preciso demolir alguma coisa. Também funciona para quebrar sapatas, vigas e mesmo pisos.
Bomba submersa: é utilizada em obras onde é preciso drenar a água de algum lugar, como poços, fundos de valas ou de elevadores.
Compactador de solo: existe o do tipo sapo e a do tipo placa, também chamada de placa vibratória. O primeiro prepara o solo para receber o concreto, quando é preciso muita força para nivelar áreas que vão receber areia, terra, cascalho e outros. Já o segundo é usado em asfaltos, para tampar buracos, quando a potência necessária é menor.
Gerador de energia: usado quando o local da obra sofre com queda de energia frequente ou não a possui.
Minicarregadeira: carregadeira compacta que serve para mover detritos da obra em lugares estreitos.
Miniescavadeira: escavadeira compacta para fazer escavações com agilidade e eficiência, inclusive, em lugares de difícil acesso.
Para alugar qualquer um desses equipamentos e ferramentas, acesse o AlugaQUI e escolha o que você precisa para a sua reforma ou construção.
- por Paula Cassandra Alves em 12/02/2017