Rio aposta em aluguel de temporada para acomodar os turistas

Rio - De olho na final e interessada em ser a sede do grupo do Brasil durante a copa de 2014, a cidade do Rio de Janeiro se prepara para receber da melhor forma os turistas que virão para o evento esportivo. Das 18 cidades candidatas, 12 irão sediar jogos da Copa, e o Rio de Janeiro está praticamente confirmado como uma delas. E um dos trunfos é a farta oferta de leitos para acomodar turistas. Segundo pesquisa da Fipe-USP, encomendada pela prefeitura do rio, o município dispõe hoje de 26.400 vagas em hotéis conta ainda com o serviço de aluguel por temporada, com oferta entre 18 e 20 mil leitos na alta temporada.

Bem organizados, esses serviços poderão suprir a demanda que vamos ter na Copa. Isso sem falar no investimento que vai ser feito nessa área nos próximos sete anos. Não vai faltar cama para os turistas. Seja em hotel, pousada, albergue, imóvel alugado por temporada, hospedagem domiciliar... O carioca é um povo hospitaleiro. O visitante que vier para assistir à Copa vai voltar. Esse evento vai desenvolver ainda mais o turismo na cidade do Rio de Janeiro - afirma o secretário especial de Turismo, Rubem Medina.

Para estimar a quantidade de imóveis que oferecem locação para temporada foi feito um levantamento nas imobiliárias de Copacabana e Ipanema, consulta a sites das administradoras cadastradas. Na Abadi e sites com classificados de imóveis para temporada. O estudo revela que o mercado é composto principalmente por pequenas imobiliárias, que trabalham diretamente com os turistas, nos principais bairros da zona Sul.

O bairro com maior oferta de imóveis por temporada é Copacabana (453), seguido por Ipanema (332). Barra e Leblon apresentam respectivamente 152 e 137 imóveis para locação. A maior oferta é de imóveis de um e dois quartos, totalizando 541 unidades, seguida pelos flats e estúdios ou conjugados, com 389 comercializar os imóveis começa com a oferta principalmente através da internet. A locação por temporada costuma ter permanência mínima de sete dias e máxima de noventa dias

O incentivo de alternativas para o crescimento de meios de hospedagem na cidade é uma necessidade. A locação por temporada é uma opção que se encontra em estágio moderado de desenvolvimento e pode ser uma solução viável para essa questão da hospedagem durante a Copa. É uma escolha mais econômica se comparada à hotelaria convencional - Disse Rubem Medina.

Um dos objetivos do relatório da Fipe-USP é estudar as perspectivas de expansão do sistema de locação imobiliária por temporada. Esse projeto faz parte do programa de requalificação do Rio como destino turístico, através do convênio entre a prefeitura e o  Ministério do Turismo.

 

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2007/10/30/326950404.asp