É um negócio em expansão este de aluguel de festas completas. Por isso, um bom negócio para as locadoras. Mas é um ramo ainda repleto de informalidade e o que contempla o maior número de ofertas.
O empresário Wagner Casanova abandonou o empurra-empurra e as gritarias das festas de aniversários infantis. E passou a ganhar dinheiro se divertindo com o empurra-empurra e gritarias das festas de adultos. Há doze anos no ramo de animação, Casanova expandiu seu negócio para dedicar sua atenção aos eventos corporativos – festas que reúnem centenas de pessoas e exigem estrutura bem maior que a necessária para manter dois carrinhos de pipoca e um palco mambembe:”Percebi que era necessário centralizar todos os serviços para atender as empresas: Hoje, todos preferem comprar um pacote fechado e não orçar comida com um fornecedor e animação com outro”.
O pacote oferecido pela casanova eventos de São Paulo inclui desde a tenda de circo 25x40 metros, a banheiros químicos e buffet completo: “Também temos palcos com sistema de som e iluminação e conjuntos musicais”. O ramo de festas e eventos é, provavelmente o que oferece maior numero de ofertas no setor de locação – embora não haja estatísticas a respeito, basta uma consulta nos classificados e na internet para se chegar a esta conclusão. “O problema é que há muita informalidade nesta área: são poucos os profissionais que contam com estrutura para atender às exigências”, explica Casanova.
A montagem de um evento de grande porte leva de 5 a 6 horas de trabalho para uma festa de cerca de 6 horas de duração. “Quando o ultimo convidado deixa o ambiente, começa a desmontagem que consome outras 5 horas. Sem estrutura é impossível cumprir esse cronograma”. Os preços, segundo o empresário, são fechados em pacotes. Mas podem chegar a R$ 25 mil: “parece caro. Mas é preciso considerar que uma lona de 10x10 metros com as ferragens de armação custa R$ 17 mil. Alem disso, os custos podem ser diluídos entre os convidados”.
É um negócio que não depende de datas comemorativas: toda semana tem festa.